postagens populares

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PRORROGADO PRAZO PARA GESTORES MUNICIPAIS PARTICIPAREM DE PESQUISA SOBRE PLANEJAMENTO URBANO

Sedru aguarda o retorno dos municípios até a próxima sexta-feira (16/10). Pesquisa vai direcionar ações a serem implementadas para o desenvolvimento regional



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) prorrogou o prazo para que as prefeituras mineiras respondam a pesquisa sobre o planejamento urbano em suas cidades e territórios. Agora, os gestores municipais têm até o dia 16 de outubro (sexta-feira) para enviar o formulário respondido.

A pesquisa tem o propósito de mapear e discutir a importância das políticas urbanas para o desenvolvimento dos municípios mineiros. Os gestores dos 853 municípios mineiros podem acessar, neste link, o formulário que deverá ser respondido e enviado eletronicamente à Sedru.

A pesquisa vai direcionar as ações a serem implementadas pela Sedru, visando incluir no planejamento e gestão das cidades mineiras os novos itens obrigatórios do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo - além de orientar a construção de um  programa de apoio aos municípios na gestão destas políticas.

Responsável pelo ordenamento territorial no Estado de Minas Gerais, a Sedru pretende, com esta pesquisa, envolver os municípios no processo de elaboração e gestão das políticas públicas de planejamento urbano, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras. “Vamos atuar de maneira proativa, vamos ouvir dos prefeitos e da população onde estão os gargalos e incorporá-los na construção das soluções”, explica o secretário Tadeu Martins Leite.

<>


terça-feira, 6 de outubro de 2015

ROBERTO FESTEJA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EM NANUQUE E DIZ QUE PRÓXIMA CONQUISTA DEVE SER DIREITO

Roberto foi professor universitário entre 2005 e 2014
na parceria Unec-Fanan, com Salim Amaro na direção
Com a bagagem universitária de quem foi professor do Unec (Centro Universitário de Caratinga) e Fanan (Faculdade de Nanuque) entre os anos de 2005 e 2014, nos cursos de Administração, Educação Física, Engenharia Ambiental e Gestão em Recursos Humanos, o advogado Roberto de Jesus recebeu com “explosiva alegria” a confirmação do curso de Engenharia Civil para o ano que vem, conforme divulgação da notícia pelo diretor do campus Nanuque da Unec, Salim Amaro.

“A notícia é motivo para muita comemoração, já que o curso de Engenharia Civil permanece no topo dos mais procurados do País, por oferecer excelentes condições de trabalho e boa remuneração”, disse Roberto.

Na sua opinião, “o poder público pode intensificar parcerias com a iniciativa privada, dentro do que estabelece a legislação, para incentivo à implantação de novos cursos”. Roberto entende que “desde 2001 Nanuque tornou-se referência no campo do ensino superior, atraindo pessoas de várias cidades de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, que escolhem os cursos do Unec pela boa avaliação de qualidade feita pelo MEC”.

Para Roberto, agora a próxima meta deve ser o curso de Direito, bastante reivindicado tanto pelos jovens que estão ainda matriculados no ensino médio, quanto por pessoas mais maduras, que já estão fora da sala de aula há algum tempo, mas que desejam voltar. “O curso de Direito é sempre um atrativo, e eu acredito que em Nanuque ainda há uma grande demanda concentrada para essa carreira”.

ENGENHARIA CIVIL: FAIXAS SALARIAIS

Salários são atraentes
Ainda sobre Engenharia Civil, Roberto diz que as faixas salariais da profissão acabam atraindo novos estudantes. Ele observa que as informações mais atualizadas apontam uma média de ganho inicial na faixa de R$ 4 mil; no escalão intermediário, a média sobe para R$ 5.300,00; e, no auge da profissão, com dedicação e reconhecimento, os ganhos oscilam entre 10 mil e até 20 mil reais.

A duração do curso é de cinco anos e, segundo Salim Amaro, até a segunda quinzena de novembro deve ser confirmado o vestibular da primeira turma, que começa em fevereiro de 2016.

“Salim é um empreendedor, um homem que acreditou em Nanuque e investiu, e que merece nossa gratidão, apoio e reconhecimento. Graças a ele, nossa cidade pôde ter cursos de ponta, como Farmácia, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e outros; agora, que venha Engenharia Civil e, depois, Direito, Odontologia, Medicina e tantos outros”, concluiu o advogado.

<> 



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PARTIDOS JÁ ANTECIPAM DISPUTA PELAS PREFEITURAS MINEIRAS. EM NANUQUE, SOMENTE PDT RECEBEU PEDIDO DE PRÉ-CANDIDATO


Daqui a um ano, eleitores estarão novamente nas urnas escolhendo prefeitos e vereadores para o mandato que começará dia 1º de janeiro de 2017 e só se encerrará em 31 de dezembro de 2020. 

Com a minirreforma política sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que prorrogou o prazo para filiação daqueles que vão concorrer, os partidos tiveram mais tempo para respirar e continuar na busca por novos filiados.

Roberto foi o primeiro a protocolizar requerimento
de pré-candidatura a prefeito no PDT
Em toda Minas Gerais, o PSDB é o partido com maior número de prefeituras, com 137 municípios, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Objetivo é estender para 160 ou 170 cidades. Em segundo lugar vem o PMDB, com 119 prefeituras, e o PT, em terceiro, com 113.

No caso de Nanuque, que te 21 partidos representados, de acordo com o TSE, até o momento apenas o PDT noticiou teor de requerimento feito pelo advogado Roberto de Jesus, manifestando a intenção de ser candidato a prefeito em 2016. Inclusive, ele já vem se reunindo com dirigentes de outros partidos e lideranças comunitárias, esboçando, de forma participativa, como está a atual conjuntura política e socioeconômica do Município e o que pode ser feito para “salvar a cidade da estagnação”, como costuma dizer.

O PDT está em 8º lugar na relação de prefeituras mineiras, comandando 41 municípios, mas a meta é passar de 100.

Veja relação abaixo.




(Fonte: nexusobjetivo.com.br)


<>